CURSO OPERACIONAL

Instituto de Psicologia da Aeronáutica encerra 7º Curso de Psicologia da Aviação

Mais de 20 alunos concluíram a instrução, sendo: duas psicólogas da Marinha; dois do Exército; 17 da Força Aérea Brasileira e um da República do Paraguai
Publicada em: 21/08/2023 09:15
Imprimir
Fonte: IPA/HFASP, por Suboficial Luciana e Tenente Sunemi
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) realizou, de maio a agosto, a sétima edição do Curso de Psicologia da Aviação (CPAv), visando preparar psicólogos militares e civis para atuarem no contexto da aviação, em auxílio às tripulações, para alcançar mais eficiência, eficácia e segurança nas operações aéreas.

A fim de promover uma experiência de estudo mais edificante, o IPA contou com a participação de um corpo docente diverso e extremamente qualificado, sendo representado por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e psicólogos civis.

Na fase à distância, os alunos CPAv 2023 tiveram a oportunidade de estudar conteúdos sobre cinco disciplinas: Psicologia da Aviação, Aeronáutica Básica, Fatores Humanos e Aviação, Medicina Aeroespacial e Suporte Psicológico Pós-Acidente Aeronáutico.

Já a fase presencial, realizada na localidade do Rio de Janeiro (RJ), houve atividades com vivências no ambiente aeronáutico, oportunizando aos alunos a participação no Estágio de Adaptação Fisiológica, no Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), além de Atividades Operacionais em diversas Unidades Aéreas sediadas na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e na Base Aérea do Galeão (BAGL). Foram também realizadas visitas técnicas ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) e ao Centro de Treinamento de Simuladores de Helicópteros da Helibras.

Nessa edição, 22 alunos concluíram o Curso, sendo: duas psicólogas da MB; dois psicólogos do EB; dezessete psicólogos da FAB e um psicólogo da República do Paraguai. “A participação no CPAv foi de grande aprendizado profissional. Durante a fase EAD, estudamos diversas temáticas relevantes no campo da Psicologia da Aviação. Destaco também a fase presencial, que foi um diferencial, por ser uma oportunidade de ver na prática um pouco do que estudamos na fase EAD, agregando muito à nossa atuação”, destacou a Tenente Psicóloga Joyce Evangelista Barroso Ramos.

A cerimônia de encerramento do CPAv 2023 ocorreu no dia 4/08 e foi presidida pelo Diretor do Instituto, Coronel Aviador Ivaldeci Hipólito de Medeiros Neto, que ressaltou a importância do Curso. "É uma satisfação poder contribuir com a capacitação de psicólogos para atuarem no complexo contexto aeronáutico", declarou.

Primeira colocada no curso

A Tenente Psicóloga Maria Isabella Almeida Baião, do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), foi homenageada como primeira colocada no CPAv 2023 e comentou a oportunidade de participar da capacitação. “Foi uma experiência enriquecedora para minha vida profissional e pessoal. Entender como funciona o mundo da aviação e, principalmente, o trabalho dos controladores de voo, foi de alta relevância para minha atuação enquanto psicóloga da Força Aérea Brasileira”, destacou a Oficial.

Fotos: Soldado Amaral / IPA ; SCS / CGNA

imagens/original/46033/CPAV2.jpeg
imagens/original/46033/CPAV4.jpeg
imagens/original/46033/CPAV5.jpeg